A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, via setor de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), segue atendendo a solicitações da população itaperunense. E, boa parte das solicitações chegam através do e-mail do setor, cvasitaperuna@gmail.com e são prontamente atendidas, na medida do possível.
De acordo com Adriano Rodrigues de Azevedo (foto), coordenador da CVAS, o e-mail é um importante aliado na elaboração das estratégias de atuação.
– Todas as manhãs, um membro de nossa equipe realiza o levantamento dos e-mails, quando realizamos uma triagem, a fim de realizar as verificações das informações contidas em cada e-mail. Imediatamente acionamos a equipe de campo, para constatar a veracidade dos fatos. Sendo confirmadas, procedemos com atendimento logo em seguida. Sem dúvidas, o contato da população através do e-mail nos ajuda bastante – reforça o coordenador.
A CVAS segue realizando uma série de ações no município, dentre elas, combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Os trabalhos vem sendo realizados em bairros e distritos; e entre os serviços, telamento de caixas d´água, trabalho de orientação e conscientização, além de outras ações realizadas pelas equipes de trabalho.
É importante ressaltar que, para controlar a proliferação do mosquito, a orientação é manter os quintais sempre limpos, eliminando ou guardando longe da chuva, todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. Além disso, o lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.
Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS). Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar a sua demanda, ao Agente Comunitário de Saúde (ACS), que ele passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.
Com informações: DECOM – Itaperuna/RJ