Em Itaperuna, RJ, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, anunciou mudança na Secretaria Municipal de Agricultura. Na última quarta-feira, 1º de junho, a vereadora Viviane Braga Pereira Rodrigues, a ‘Vivi Dentista’, assumiu a Secretaria Municipal de Agricultura, substituindo José Maria Guimarães, que vai se afastar momentaneamente da atual administração, para cuidar de assuntos particulares.
O prefeito Alfredão agradeceu ao antigo secretário, pelas benfeitorias e desejou sorte à nova secretária.
“O Zé Maria realizou um excelente trabalho à frente da pasta, deixando importantes conquistas, sempre ajudando a nossa administração. Terá que se afastar por um período, para tratar de assuntos pessoais. Entendo que a Vivi Dentista vai dar sequência ao trabalho realizado, além de implantar suas ideias. Obrigado ao amigo Zé Maria e toda sorte para a nova secretária de Agricultura”, deseja Alfredão.
Dentre o legado do antigo secretário, o “Programa Mãos à Horta”, idealizado com metas audaciosas, e que pretende realizar o plantio de mais de 300 mil mudas de hortaliças. É uma horta comunitária, cujo principal espaço está localizado entre as ruas Alagoas e Mozart Bastos Soares, no Bairro Lions.
O “Programa Mãos à Horta” vai beneficiar alunos da Rede Municipal de Ensino e famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). São parceiros da Secretaria de Agricultura neste programa, as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, além do Colégio Agrícola e PESAGRO-RIO (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro).
Outro projeto de extrema relevância implantado no município é o “Terra Tombada”, que visa atender às necessidades do pequeno agricultor, ajudando-o a preparar o solo para o plantio. “A Secretaria de Agricultura disponibiliza o maquinário adequado e profissionais qualificados, para a realização dos serviços de aração. O planejamento é feito junto ao produtor rural, apresentando uma série de melhorias. O preparo do solo para o plantio é feito em uma área de até 10 hectares.
Utilizar a criatividade, objetivando criar alternativas e possibilidades para aumentar a produção de hortaliças no município; bem como valorizar o homem do campo, fortalecendo-o, buscando melhores condições de trabalho; foram decisões de sucesso que já repercutem e contribuem significativamente com o aumento da produção e fomento da economia local.
Com informações: DECOM/Itaperuna/RJ