Serviço prestado por alunos sob a supervisão de professores inclui desde obturações simples até tratamentos de canais, ortodontia e colocação de próteses
A Universidade Iguaçu (Unig) tem se destacado em Itaperuna com um projeto que oferece atendimento odontológico gratuito, beneficiando não apenas moradores da cidade, mas também a população de Italva, Natividade e Varre-Sai, entre outras da região. Por meio de duas clínicas completas, são oferecidos desde procedimentos simples, como obturações, até os mais complexos, como terapias endodônticas, cirurgias, reabilitação oral e radiologia.
Atualmente, já são atendidas até 80 pessoas por dia em 30 boxes, por duplas de alunos, sob a supervisão de professores. O serviço é prestado inclusive a recém-nascidos, que, dependendo do caso, podem ser submetidos a frenectomia, um procedimento simples para o problema conhecido como “língua presa”, que pode dificultar a amamentação. Por ano, são realizados de 2.000 a 2.500 atendimentos.
Alta qualidade e acessibilidade
Esses atendimentos, realizados por alunos da graduação e pós-graduação, garantem cuidado de alta qualidade sem custo — com exceção das próteses em que o paciente arca com o serviço do protético, que é feito à parte. A partir do quarto período, os estudantes do Curso de Odontologia da Unig, com mais de 20 anos de tradição, começam a atuar nas clínicas que ficam no Campus 5 da universidade. À medida que avançam na formação, eles vão sendo habilitados a realizar intervenções de maior complexidade. Cada caso é analisado individualmente e, dependendo da necessidade, o paciente passa a ser acompanhado por equipes da pós-graduação.
Como Funciona?
Os pacientes podem se inscrever no local ou através do telefone (22) 38234003. Mesmo com alta demanda, a fila de espera avança rapidamente graças à capacidade produtiva das clínicas, que contam com tecnologia de ponta, incluindo equipamentos digitais. O laboratório multidisciplinar tem bancada para 60 pessoas, enquanto o de prótese tem espaço para 40. Recentemente o laboratório de radiologia foi ampliado para a realização de raios-X panorâmicos.
“A fila costuma ser maior para obturações e canais, mas ninguém fica sem atendimento. Os pacientes são acompanhados até o fim do tratamento, inclusive por estudantes da pós-graduação, quando há casos de maior complexidade, como cirurgias”, destaca a professora Rosa Maria de Vasconcellos Maciel, coordenadora das clínicas, acrescentando que há uma alta demanda pela odontologia da Unig.
Um Impacto além das clínicas
A atuação da UNIG vai além das clínicas odontológicas. Alunos, rotineiramente, visitam escolas da região, promovendo palestras sobre higiene bucal e aplicando flúor em crianças, consolidando a importância da prevenção. Uma série de investimentos são feitos periodicamente para a melhoria da infraestrutura disponível para garantir tratamentos mais eficazes e uma formação mais completa para os futuros profissionais da odontologia.
Clínicas Odontológicas da UNIG em Itaperuna:
Local: BR 356 / KM 2 – Itaperuna BR /
Como se inscrever: Apresente documento pessoal e comprovante de residência.
Serviços oferecidos: Desde obturações até cirurgias e tratamento ortodôntico.