Um morador vem fazendo um protesto silencioso para chamar a atenção da prefeitura para a buraqueira nas ruas. Carlos Eduardo Menezes está usando tinta para sinalizar os buracos no asfalto de ruas do bairro.
Duas vezes por semana, o morador da Tijuca, na Zona Norte do Rio, pega a lata de tinta e sinaliza os buracos.
“Eu resolvi protestar, simplesmente porque a gente não aguenta mais. Não adianta ficar reclamando sem fazer nada. Resolvi protestar. A minha intenção, inicialmente, foi realmente protestar e sinalizar, né, pra que as pessoas evitem acidentes, já que as autoridades competentes não têm feito a parte delas, os órgãos competentes não tem feito a parte deles”, diz Carlos.
Em alguns trechos, parece até um jogo da velha no meio da rua. A ideia de alertar os motoristas veio depois que Carlos teve prejuízo e precisou gastar quase R$ 5 mil na suspensão do carro.
Em pouco mais de 10 dias, ele já pintou mais de 500 buracos na Tijuca. Só na rua Andrade Neves foram 125, num trecho que tem menos de 1 quilômetro.
Alguns dias depois, a prefeitura apareceu para tapar alguns deles. Mas outros continuam ainda sem solução, como uma sequência de bueiros abaixo do nível do asfalto.
Depois da pintura, os buracos e desníveis no asfalto se tornaram mais visíveis. “Muito ruim, muito ruim. A suspensão do carro tem que estar sempre em manutenção, é muito buraco mesmo. Aqueles buracos ali escondia mesmo. Depois que fizeram o círculo, desviei um pouco. Mas algumas vezes já caí dentro… tá muito brabo mesmo”, diz o zelador Djalma Bezerra.
A história do protesto diferente pintou até na internet e foi parar numa página do bairro e nas redes sociais. “Desde o mês passado eu ando sempre por aqui, e tô vendo. O que será que é isso? Aí minha esposa olhou na internet e viu. Eu moro aqui, eu saí daqui, entro na Homem de Melo, é buraco daqui até lá em cima”, disse o aposentado Jorge Luís Fernandes Froes.
Já foram 50 litros de tinta e ainda tem muito buraco para pintar. “Eu vou avançar. Vou avançar pro Grajaú, Vila Isabel, Andaraí. Pra onde eu puder, eu tô indo”, garantiu Carlos.
A secretaria municipal de Conservação disse que no mês de janeiro tapou 811 em bairros da Zona Norte e que os trabalhos continuam.
Quanto ao desnível dos tampões na rua Andrade Neves, a prefeitura disse que vai mandar uma equipe fazer uma vistoria no local nesta segunda e notificar as concessionárias responsáveis para que façam o nivelamento. Caso os tampões sejam da própria prefeitura, a secretaria disse que vai fazer o nivelamento.
Bom Dia Rio (Guilherme Peixoto)
Imagem: reprodução da Internet