Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos
A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio de constantes ações da equipe de Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), segue fortalecendo o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Os trabalhos essenciais conduzidos por agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde desdobram-se em um ciclo contínuo de atividades e ações de campo, atuando nos bairros e distritos. As equipes promovem inspeções minuciosas nas residências, visando não apenas identificar, mas também eliminar focos de proliferação do mosquito.
Essas incursões não só visam a prevenção imediata, como também educam os moradores sobre medidas preventivas, fortalecendo a consciência coletiva e a saúde pública local, conforme explica Adriano Azevedo, coordenador da CVAS.
“Quando se trata de combater doenças transmitidas por mosquitos, ações educativas desempenham um papel fundamental. Não basta apenas eliminar os focos, é importante capacitar as comunidades para que se tornem parte ativa nesse processo de prevenção. Ao educar sobre os hábitos dos mosquitos, os locais propícios para sua reprodução e as medidas simples para impedir sua proliferação, estamos investindo no fortalecimento dos nossos bairros e distritos”, reforça Adriano.
É importante frisar que uma comunidade informada não apenas se protege melhor; também se torna uma aliada na disseminação do conhecimento, multiplicando os esforços na luta contra essas doenças. Portanto, a ação educativa não é apenas sobre informar, mas, sobre capacitar e engajar, pilar fundamental para um combate eficaz contra os mosquitos.
Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.
O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à CVAS.
Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!
Com informações: DECOM/Itaperuna/RJ