A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, via setor de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), segue atendendo a solicitações da população do município. Parte destas solicitações chegam através do e-mail do setor, cvasitaperuna@gmail.com e são prontamente atendidas, na medida do possível.
Segundo Adriano Rodrigues de Azevedo, coordenador da CVAS, o e-mail é uma importante ferramenta na elaboração das estratégias de atuação.
– Já criamos uma rotina de verificação de e-mails todas as manhãs e procuramos atender a população na medida do possível. O e-mail é uma importante ferramenta na elaboração dos nossos trabalhos, e sempre que recebemos algum tipo de informação, enviamos o agente mais próximo da área determinada, a fim de verificar os fatos. Além disso, temos o nosso cronograma de ações, que auxiliam a equipe no cumprimento diário das tarefas – diz o coordenador.
A CVAS segue realizando uma série de ações em bairros e distritos, principalmente o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Dentre os serviços realizados, cobertura de caixas d´água; trabalho de orientação e conscientização, através de campanhas educativas; recolhimento de pneus; e muito mais.
É importante que a população colabore no combate ao mosquito! E, entre as orientações dos profissionais, manter os quintais sempre limpos, eliminando ou guardando longe da chuva, todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. Além disso, o lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.
Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS). Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar a sua demanda, ao agente comunitário de saúde (ACS), que ele passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.
Com informações: DECOM/Itaperuna/RJ