Segundo as investigações, empresas foram contratadas sem licitação pelo município em 2017 para fornecer alimentos e cobraram preços incompatíveis com o de mercado — a diferença chegou a 375%.
A Polícia Civil do RJ iniciou nesta quinta-feira (27) a Operação Overprice, contra suspeita de fraudes na merenda escolar da Prefeitura de Japeri, na Baixada Fluminense. Segundo as investigações, três empresas foram contratadas sem licitação pelo município em 2017 para fornecer alimentos e cobraram preços incompatíveis com os de mercado — a diferença chegou a 375%.
Agentes saíram para cumprir sete mandados de busca e apreensão
Um dos contratos investigados pelo Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro foi anulado pelo Tribunal de Contas do Estado. Na ocasião, a prefeitura tinha acertado pagar R$ 571 mil pelo fornecimento de alimentos por seis meses. Essa mesma empresa voltou a ser escolhida emergencialmente para o mesmo serviço, ao lado de outras duas, por cerca de R$ 10 milhões.
A 2ª Vara Criminal de Japeri também determinou afastamento do sigilo fiscal dos envolvidos e das empresas. O delegado Clemente Braune afirmou ter encontrado na sede da prefeitura “documentos oficiais dispostos ao tempo num arquivo enferrujado”.
“Vamos ter um trabalho para analisar toda essa documentação e ouvir dos investigados qual a razão para esse estado deplorável”, emendou.
Policiais cumprem mandados na Operação Overprice — Foto: Reprodução/TV Globo