Espaço contará com diversos cursos para desenvolver um dos setores que mais geram empregos no Noroeste Fluminense
Com a presença de diversos empresários e autoridades, a Firjan SENAI Itaperuna inaugurou na terça-feira (9), o novo Canteiro-Escola da unidade. No local, serão realizados diversos cursos para formar e qualificar trabalhadores nos mais diferentes métodos construtivos, dos mais modernos aos mais convencionais – e o primeiro deles será gratuito. Participaram da inauguração o presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano, o prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão), entre outras autoridades e empresários.
O prefeito de Itaperuna destacou a importância das estruturas para desenvolver a economia não só do município, como nos que estão no entorno. “Esta é uma iniciativa que vai transformar os trabalhadores em profissionais muito mais bem qualificados em um setor que emprega bastante nas cidades da região”, ressaltou Alfredo Marques Rodrigues.
“O novo espaço será um diferencial para aprimorar a qualificação da mão de obra e a formação profissional do setor na região. O Canteiro Escola também vai oferecer, a um dos mais importantes segmentos da indústria fluminense, um salto qualitativo tecnológico e um atendimento mais alinhado às atuais demandas da indústria. Com isto, vamos contribuir para o aumento da produtividade do setor e da competitividade das empresas da região”, disse Luiz Césio Caetano.
O presidente da Firjan Noroeste Fluminense, José Magno Vargas Hoffmann, destacou alguns dados de empregabilidade da Construção Civil para Itaperuna e região. “Este é mais um benefício que a Firjan entrega aos empresários e à sociedade do Noroeste Fluminense. No ano passado, a Indústria de Itaperuna foi a oitava do estado que mais abriu postos de trabalho, e nos últimos dois anos, foi justamente o grande setor de ‘Construção’ o que mais abriu vagas na região. Isso dá a dimensão da importância dessa conquista para o setor, que gera repercussões não só na Indústria, como para os setores de Serviços, Comércios e toda a economia”, destacou.
O presidente do Sindicato da Indústria de Construção Civil do Noroeste Fluminense (Sinduscon Noroeste), Francisco Goulart, comemorou a entrega. “Temos agora a oportunidade de desenvolver competências para um salto qualitativo na formação profissional e tecnológica, num ambiente dedicado a atender desde os sistemas construtivos convencionais até os métodos mais modernos. Não temos dúvidas de que o Canteiro-Escola será um marco no aprimoramento da mão de obra local, oferecendo um atendimento alinhado às atuais e futuras demandas da região”, disse.
Curso gratuito
O novo espaço, que compõe o projeto “Rio Construção” da Firjan – iniciativa elaborada junto aos empresários com o objetivo de desenvolver o setor –, vai permitir a realização de procedimentos teóricos e práticos em qualificações diversas que envolvem desde alvenaria, cerâmica, pintura e carpintaria até Drywall, Light Steel Frame e Climatização, nas modalidades de aperfeiçoamento profissional, qualificação profissional e aprendizagem.
A expectativa é formar 240 profissionais somente neste ano e o primeiro curso a ser ministrado será gratuito, de qualificação profissional para “Pedreiro de Alvenaria de Vedação”. Nele o aluno vai desenvolver competências para construir alvenarias, seguindo normas técnicas, de qualidade, de saúde, de segurança, meio ambiente e procedimentos técnicos. As inscrições serão divulgadas em breve.
Próximos cursos
Ao longo de 2024, estão previstos outros cursos de qualificação profissional e aprendizagem industrial: “Mecânico de Climatização Residencial”, para atuar na instalação de sistemas residenciais, utilizando tecnologias inovadoras; “Instalador de Sistemas Drywall”, para montar sistemas de vedação vertical, de forro e de revestimentos de construção a seco; “Construtor de Edificações”, para serviços de armação de ferro, montagem de formas e os mais diversos métodos necessários; “Pintor de Edificações”, para atuar em obras imobiliárias; entre outros.
“Com esta conquista, a Firjan SENAI SESI se aproxima ainda mais do setor de construção civil da região, proporcionando a formação técnica e complementar em áreas transversais, como segurança do trabalho, saúde, meio ambiente e, claro, as competências técnicas especificas do setor”, disse a gerente executiva regional da Firjan SENAI SESI, Dannielle Fonseca.