O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Itaperuna, com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e do 29º BPM, deflagrou, na manhã de quinta-feira (10), a Operação Casa de Papel, com o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão nos Municípios de Itaperuna e Queimados. Até o final da manhã, haviam sido cumpridos três mandados de prisão e apreendidos celulares e um caderno com anotações típicas do tráfico.
A operação é um desdobramento de denúncia oferecida em face de pessoas identificadas como participantes do tráfico de drogas em Itaperuna, sob a bandeira do assim denominado Comando Vermelho, com atuação no Morro do Cristo, área que abarca os morros do Castelo, Marca Tempo e Horto Florestal.
Durante as investigações, ficou comprovado, por meio de escutas telefônicas autorizadas pela 2ª Vara da Comarca de Itaperuna e auxiliadas por analistas do SISPEN, a imputação de associação para o tráfico de drogas com o emprego de adolescentes e armas. O tempo das escutas e a reiteração em diálogos envolvendo a atividade ilícita também indiciam a estabilidade e a permanência com que agiam os infratores.
Por MPRJ