A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), vem intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti, além de ampliar as ações informativas e educacionais referentes ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Agentes de endemias seguem trabalhando em Comendador Venâncio, além de outros distritos; bem como nos bairros do município.
Já na última quarta-feira, 13, uma das equipes da CVAS esteve no calçadão da Avenida Cardoso Moreira, realizando trabalho educativo e de conscientização com as pessoas que transitavam pelo local, além de profissionais que trabalham por ali.
A ideia do setor é reforçar este trabalho de conscientização com a equipe de Educação em Saúde Informativa, às terças, na cidade; e nos distritos às quintas-feiras; sempre que possível, ampliando ainda mais o campo de atuação dos agentes.
10 MINUTOS CONTRA O MOSQUITO
Você sabia que com apenas 10 minutos por semana você pode afastar o perigo da dengue, chikungunya e zika? Para garantir a saúde da sua família basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos. Esta rotina tem que ser semanal, pois este é o período que o mosquito precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo, para a fase adulta.
Dentre as dicas de prevenção, tampar os tonéis e caixas d’água; manter calhas sempre limpas; deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo; limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; tampar as lixeiras; limpar os ralos e colocar tela; manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.
Com informações: DECOM/Itaperuna/RJ