Alerj debateu prioridades da Região Noroeste para regulamentação do Fundo Soberano. Evento aconteceu em Itaperuna no dia 3 de dezembro
A reunião do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT) com empresários e prefeitos da Região Noroeste Fluminense para divulgar o Fundo Soberano não ficou só na conversa. Entrou na pauta desta quinta-feira o Projeto de Lei 5.274/21, que autoriza a transferência de R$ 10 milhões do Fundo Especial da Assembleia Legislativa para o Consórcio Público de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense – CIDENNF. O dinheiro vai para a implementação do projeto de turismo histórico “Rota Caminhos do Açúcar”. A ideia é criar um roteiro, a exemplo do que já acontece com o do Vale do Café, resgatando o ciclo econômico açucareiro que, no passado, movimentou a economia das cidades destas regiões.
O consórcio tem a participação de nove municípios: Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Quissamã, São Fidelis e São Francisco do Itabapoana. Em conjunto, realizam de compra de equipamentos e materiais a gestão de programas.
E não ficou só nisso, ontem, um grupo de empresários do Noroeste foi recebido por Ceciliano na Alerj numa reunião em que a concessionária Enel foi cobrada por melhoria no fornecimento de energia elétrica para a região. Tem muita empresa tendo que comprar gerador a diesel para suprir a falta abastecimento e até trabalhando com equipamentos abaixo da capacidade produtiva para não sobrecarregar a rede das cidades, que precisam de ampliação.
Empresários do Noroeste Fluminense foram recebidos por André Ceciliano, presidente da Alerj e pelo deputado Jair Bittencourt, vice-presidente