Quadrilha atua desde 2022 e já utilizou as imagens do técnico Dorival Júnior
Agentes da 19ª DP (Tijuca) e da 143ª DP (Itaperuna) deflagram, nesta quinta-feira (12), a “Operação Mascarado” contra uma organização criminosa envolvida em estelionato eletrônico contra pessoas ligadas ao meio do futebol. A ação tem como objetivo cumprir três mandados de busca e apreensão em sete endereços no município de Itaperuna, Região Noroeste do estado, e conta com apoio de equipes do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC) e do Departamento-Geral de Polícia do Interior (DGPI).
Segundo as investigações, os criminosos se passavam por pessoas famosas do mundo do futebol para pedir a jogadores e treinadores valores como forma de doações. A quadrilha atua desde 2022 e já se passou pelo ex-atleta Elias Mendes Trindade. O grupo utilizou uma foto dele em um perfil falso de aplicativo de mensagem e solicitou a outros jogadores, ex-jogadores e técnicos uma doação para ajudar a salvar uma criança que tinha uma doença rara. Inclusive, os criminosos pediram que a vítima gravasse um vídeo encorajando outras pessoas a doarem para dar maior veracidade ao golpe.
Neste ano, dois jogadores de futebol foram enganados e receberam mensagens de um perfil que utilizava a foto de Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira. Os criminosos também passaram a enviar um áudio com a voz do treinador, possivelmente feito por meio de inteligência artificial, para ganhar a confiança das vítimas e, em seguida, pedir doações para ajudar a população afetada pela chuva na Região Sul do país.
Durante as investigações, os agentes identificaram o líder da quadrilha, que já teria aplicado este golpe em dezenas de personalidades. Ele também teria cometido este tipo de crime em Minas Gerais, sua terra de origem, e vive atualmente em Itaperuna, de onde continuava a praticar os delitos.
Todo o material arrecadado durante a operação será analisado para elucidar o esquema criminoso e identificar outros envolvidos.
Com informações: PCERJ
Foto: Daniel Duarte (AFP)