Os veículos, que fazem parte do projeto Samu 100% RJ, contam com equipamentos modernos e tecnologia de ponta para garantir um atendimento rápido e eficiente
O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, entregou na terça-feira (14), 23 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a seis municípios localizados na Baixada Fluminense, na Região Metropolitana e na Região Litorânea do Rio. Os veículos, que fazem parte do projeto Samu 100% RJ, contam com equipamentos modernos e tecnologia de ponta para garantir um atendimento rápido e eficiente. O vice-governador Thiago Pampolha e o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, também participaram das cerimônias de doações.
– Estas entregas são muito importantes. Estamos fortalecendo o atendimento móvel de urgência e emergência da rede de saúde nos municípios, para melhorar a vida da população. Queremos proporcionar um atendimento digno e rápido, com profissionais qualificados e ambulâncias de qualidade – afirmou o governador.
O município de Duque de Caxias e de Magé, ambos na Baixada Fluminense, receberam dez e quatro ambulâncias, respectivamente. Outras três foram doadas para a Prefeitura de Rio das Ostras, na Região Litorânea. Além disso, seis veículos foram entregues para os municípios de Itaboraí, Rio Bonito e Tanguá, na Região Metropolitana. A entrega das novas ambulâncias foi bem recebida pelos profissionais da saúde e pela população em geral. Estiveram presentes aos eventos das entregas das ambulâncias prefeitos dos municípios beneficiados.
O projeto Samu 100% RJ teve início em janeiro deste ano com a entrega de 60 ambulâncias para o Samu da cidade do Rio de Janeiro. O investimento para renovar e ampliar a frota do Serviço foi de R$ 87,4 milhões. No total, serão 249 veículos. A expectativa é que essas novas unidades possam contribuir para uma melhoria significativa no atendimento de urgência e emergência no Estado do Rio de Janeiro.
Viaturas são equipadas para realizar atendimentos em situações de emergência (Foto: Rogério Santana)
– Essas ambulâncias que podem ser utilizadas como unidades básicas de saúde ou avançadas eram uma demanda antiga. A resposta do 192 agora vai ficar muito mais rápida nessas regiões. Com essas ambulâncias vamos salvar muitas vidas – ressaltou o secretário de Saúde, Dr. Luizinho.
Nova ala pediátrica e CTI com maior capacidade
Pela manhã, ainda durante o evento em Duque de Caxias, o governador Cláudio Castro inaugurou a nova enfermaria pediátrica do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, que passa a contar com 48 leitos, e o novo CTI 1, aumentando a capacidade de 12 para 17 leitos.
– Percebemos o quanto esse hospital evolui e como a gente consegue tratar melhor as pessoas. Estou feliz com essa parceria, com a situação do Rio de Janeiro hoje, de maturidade política, em que trabalhamos junto com as prefeituras para fazer do nosso estado um só, para que o cidadão seja cada vez mais bem atendido – concluiu Castro.