(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

Festival Sesc de Chorinho e Sanfona de Rosal reúne de 6 a 8 setembro grandes nomes da música instrumental

Festival Sesc de Chorinho e Sanfona de Rosal reúne de 6 a 8 setembro grandes nomes da música instrumental

Evento gratuito em Bom Jesus do Itabapoana (RJ) acontecerá de 6 a 8 de setembro, com apresentações do grupo Choro na Rua, do violinista francês Nicolas Krassik, do sanfoneiro Mestrinho, da Espetacular Charanga do França e muito mais

O Festival Sesc de Chorinho e Sanfona de Rosal, distrito Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste fluminense, vai acontecer de 6 a 8 setembro. Ao longo dos três dias, o público vai desfrutar de uma programação gratuita com grandes nomes da música instrumental e cortejo com palhaços. Realizado pelo Sesc RJ com o apoio da Prefeitura Municipal, o evento é considerado um dos principais do gênero no estado. A programação vai acontecer no entorno da Praça do Centro de Rosal. Na sexta-feira (6 de setembro), o evento será aberto, às 18h, com a apresentação do Coral Amantes da Arte, que desde 1990 se apresenta no município e na região. Em seguida, a centenária banda Lira 14 de Julho sobe ao palco para um concerto com repertório composto de marchas, dobrados e músicas populares.

O primeiro dia do festival terá também show do grupo Água de Moringa, que apresentará sua versatilidade de 30 anos de carreira, interpretando desde clássicos da MPB a produção contemporânea. O Victor Angeleas Quarteto, comandando pelo premiado bandolinista brasiliense que nomeia o grupo, apresentará composições do artista e releituras do repertório da música brasileira. Encerrará a noite, o cantor, compositor e acordeonista sergipano Mestrinho, com o autêntico forró pé-de-serra.

No sábado, feriado de 7 de setembro, a festa toma as ruas de Rosal com o cortejo musical e poético Charanga Brincante, da cia Chirulico, a partir das 16h. Acompanhados de seus instrumentos, os palhaços criam possibilidades para o riso, por vezes imprevisíveis.

Os shows ocupam o palco a partir das 17h, com Valdeir do Acordeon e Sanfonada, grupo de sanfoneiros que fará um tributo a clássicos da música nordestina. Em seguida tem show dos grupos cariocas Choro Negro, nascido no subúrbio carioca e que explora, a partir do gênero musical, a riqueza da linguagem afro-brasileira na MPB, e do Choro na Rua, que apresentará canções de seu primeiro álbum, “Choro na Rua: Obrigado, Zé da Velha!”.

O festival continua no sábado com Kiko Horta e Sanfona Carioca. Outro destaque da noite será o espetáculo Rendez-vous Forró, apresentação do violinista francês Nicolas Krassik, que há 20 coloca seu violino a serviço da música popular brasileira. Além de músicas autorais do violinista, o repertório passeia por composições de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Chico Buarque, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Sivuca.

Já o último dia do evento (08/08) começa às 15h, com a Espetacular Charanga do França e seu “Baile Espetacular”, que celebra 10 anos do grupo que nasceu para fazer bailes de pré-carnaval, se consagrou como bloco nas ruas de São Paulo e já está no seu sétimo álbum, animando o público com samba, cumbia, piseiro e pagodão.

Ainda no domingo, tem show premiada flautista e clarinetista Aline Gonçalves. Encerrando com chave de ouro, o grupo carioca Choro Mulheres na Roda fará sua estreia no festival. No espetáculo, apresentarão canções de mulheres compositoras do gênero, entre elas, Chiquinha Gonzaga, Luciana Rabello, Nilze Carvalho, entre outras.

SERVIÇO

Festival Sesc de Chorinho e Sanfona de Rosal
De 6 a 8 de setembro
Praça do Centro de Rosal, em Bom Jesus de Itabapoana/RJ
Gratuito

PROGRAMAÇÃO

06 de setembro
18h – Coral Amantes da Arte
19h – Lira 14 de Julho
20h – Água de Moringa
22h – Victor Angeleas Quarteto
00h – Mestrinho

07 de setembro
16h – Cia Chirulico – Cortejo musical Charanga Brincante
17h – Valdeir do Acordeon e Sanfonada
18h – Choro Negro
20h – Choro na Rua
22h – Kiko Horta e Sanfona Carioca
00h – Nicolas Krassik

08 de setembro
15h – Espetacular Charanga do França
16h – Aline Gonçalves
18h – Choro Mulheres na Roda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *