Setor é um dos maiores empregadores da região e é responsável por movimentar diversas áreas da economia; evento vai reunir profissionais e entidades públicas e privadas
Um dos setores que mais geram empregos no Norte e Noroeste Fluminense, a Construção Civil será tema de um encontro entre profissionais e entidades públicas e privadas nas regionais da Firjan em Campos e Itaperuna – respectivamente, na próxima terça (21) e quarta-feira (22). O projeto “Rio Construção” reúne diferentes ações da federação e suas instituições que buscam elevar a produtividade do setor e a competitividade das empresas, trazendo o que há de mais moderno para desburocratizar e estimular cada vez mais obras nas cidades.
No Norte Fluminense, o segmento de Construção foi o que mais abriu postos de trabalho no ano passado (+4.163) – e Macaé se destaca, acumulando saldos positivos consecutivos desde agosto de 2020, auge da pandemia. O primeiro encontro na região – gratuito e aberto ao público – será em Campos (Firjan Norte Fluminense: Rua Bruno de Azevedo, 37, Jardim Maria Queiroz), na próxima terça-feira (21), das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas neste link. O evento é exclusivamente presencial e está sujeito a lotação.
“A federação já conta com um Centro de Referência em Construção Civil, que reúne as últimas inovações do setor não só no país, como no mundo. A partir deste patamar, estamos compartilhando nosso conhecimento com entidades públicas e privadas, trazendo programas e iniciativas que podem elevar cada vez mais o desenvolvimento do setor e a geração de empregos em diversas frentes”, disse o presidente da Firjan Norte, Francisco Roberto de Siqueira, que também é presidente do Sindicato da Construção Civil do Norte Fluminense (Sinduscon-NF).
O Noroeste também se destaca no ranking estadual de geração de vagas no setor: foram 2.576 vagas em Construção no ano passado – com destaque para Itaperuna, com 2.031 novas oportunidades apenas na atividade de Construção de Edifícios. O “Rio Construção” acontece em Itaperuna (Firjan Noroeste: Rua Apolinário Cunha, 51, Cidade Nova) na próxima quarta-feira (22), das 9h às 12h. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
“A Construção Civil movimenta não só diversos setores da indústria, como também de Serviços e Comércio. Trata-se de um importante vetor da nossa economia, motivo pelo qual a federação busca estimular cada vez mais as diversas entidades e profissionais envolvidos no tema”, destacou o presidente da Firjan Noroeste Fluminense, José Magno Vargas Hoffmann.
Ações para melhorar a competitividade
O evento vai apresentar projetos como o “Licença 4.0”, iniciativa da Firjan que busca, junto às prefeituras, analisar e identificar oportunidades de melhoria nos processos de licenciamento de obras, um dos maiores entraves ao setor da construção. E o “#RioConstruçãoBIM”, uma ação da Firjan SENAI que busca ofertar à Indústria e ao poder público soluções eficientes para o processo de implantação BIM.
O encontro terá ainda uma apresentação do Centro de Referência em Construção Civil da Firjan SENAI SESI; do Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos da Firjan SENAI; de ações voltadas para a saúde e segurança do trabalhador; e dos profissionais formados pela Firjan SENAI e que estão à disposição do mercado, além de um panorama do atual cenário econômico da região e uma sessão para perguntas e respostas.