O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (15), por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, o programa Capacita RJ, que vai qualificar servidores de prefeituras fluminenses sobre temas da administração pública que possam facilitar o trabalho diário e contribuir para o aperfeiçoamento da aplicação do orçamento. A iniciativa, realizada em parceria com a Fecomércio-RJ, começou por Teresópolis, na Região Serrana.
A aula inaugural, com transmissão do Palácio Guanabara para o local das aulas, contou com a participação online do governador Cláudio Castro, do presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Florêncio de Queiroz Junior, do secretário de Planejamento e Gestão, José Luís Zamith, do secretário de Governo, Rodrigo Bacelar, além da presidente da Imprensa Oficial, Cristina da Silva Batista, e do secretário de Ciência, Tecnologia e Informação, Dr. Serginho.
– Esse governo é pautado pelo diálogo, ouvido aberto e coração sensível. Nossa ação Governo Presente não é algo que somente passa, fica produzindo resultados, mudanças e cumpre o que foi prometido. O projeto Capacita RJ é exemplo dessa transformação, para termos gestores públicos capacitados, gerando uma administração pública com foco na responsabilidade e domínio da ferramenta, destinando os recursos públicos de forma inteligente e consciente – ressaltou o governador Cláudio Castro.
Até a próxima quinta-feira (17), servidores das cidades de Carmo, Duas Barras, Petrópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis terão aulas presenciais, dadas por subsecretários e equipes técnicas da Secretaria de Planejamento e Gestão, no hotel SESC Alpina. Serão oferecidos cinco cursos: Noções Básicas de Gestão de Processos; Noções Básicas de Gestão de Projetos; Introdução ao Ciclo de Contratações; Noções Básicas de Planejamento e PPA; e Noções Básicas de Orçamento. As aulas terão duração de três a seis horas, e serão realizadas de forma sequencial.
– Esse é apenas o início de uma caminhada entre nós, o Estado e as prefeituras, melhorando a gestão de cada um dos municípios. As prefeituras nunca tiveram esse suporte do Governo do Estado como estão tendo agora – afirmou José Luís Zamith.
Os municípios da região que não participaram da primeira fase do curso poderão ser inseridos em novas datas, até que todas as prefeituras interessadas sejam atendidas.