(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

Drones na Operação Foco para combater sonegação fiscal no Rio

Drones na Operação Foco para combater sonegação fiscal no Rio

Drones que reforçam a Operação Foco têm potência de zoom de 200 vezes a imagem real e câmeras térmicas corporais, que podem identificar a movimentação de pessoas em regiões fechadas

As ações da Operação Foco Divisas ganharam um reforço importante: o uso de drones. O programa, da Subsecretaria Especial de Controle de Divisas, vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil, terá os equipamentos, já aprovados em testes, para o monitoramento de veículos de cargas em rotas clandestinas, usadas por transportadores que burlam as leis fiscais.

Os drones são de alta tecnologia e possuem autonomia de voo de até uma hora. Além disso, os equipamentos têm potência de zoom de 200 vezes a imagem real e câmeras térmicas corporais, que podem identificar a movimentação de pessoas em regiões fechadas. A nova ferramenta também fará leitura de placas do veículo, identificando de maneira imediata a carga transportada.

Fiscalização atuante em todo o Estado

Em 2024, a Operação Foco realizou mais de 38 mil abordagens em todo o estado, seja nos postos de fiscalização ou em operações volantes. Houve apreensões de armas, drogas, produtos com indícios de falsificação e mandados de prisão foram cumpridos.

Ao longo de três anos, desde a data de criação em agosto de 2021, em substituição à Barreira Fiscal, a Subsecretaria Especial de Controle de Divisas, integrada com a Secretaria de Fazenda, lavrou em autuações mais de R$ 800 milhões, com uma perspectiva de chegar a R$ 1 bilhão até o dia 31 de dezembro. Esse montante pode ser revertido em benefícios para ser investido em Segurança, Educação, Saúde, Saneamento e em outras áreas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *