Previsão para as próximas horas é de céu encoberto, com chuva moderada a muito forte em todo o Estado
Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (22), o governador Cláudio Castro, monitora, do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), a chegada da frente fria no estado. Em reunião com os secretários da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique, e da Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, além de equipes da pasta que compõe o Comitê de Chuva, foram intensificadas as ações permanentes de prevenção e monitoramento, e elaboradas práticas de contenção de danos.
– O Estado está trabalhando com a prevenção de danos. Nossas equipes estão 24 horas por dia monitorando a chegada da frente fria. Vamos solicitar às concessionárias de luz e de gás que cedam equipes para reforçar o plantão e sanar possíveis problemas. Estamos preparados para apoiar os municípios com equipamentos e pessoal. Temos mais de 2 mil agentes do Corpo de Bombeiros em prontidão – afirmou o governador.
Segundo o Cemaden-RJ, o panorama meteorológico para as próximas horas é de céu encoberto, com chuva moderada a muito forte em todo o estado, a qualquer momento do dia. Os ventos estarão predominantemente moderados, com rajadas moderadas a fortes. A Baixada Litorânea e as regiões Noroeste e Norte devem ter chuvas mais fortes durante o fim de semana. Há previsão de risco de deslizamento muito alto na Região Serrana, com um acumulado de 200 milímetros.
– Dobramos preventivamente o efetivo nas regiões Serrana, Sul, Norte\Noroeste, Baixada Fluminense, Costa Verde e Metropolitana. Nossas equipes especializadas também foram reforçadas. Estamos a postos, prontos para atuar com força total, caso o cenário de risco se confirme – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.
Atualmente, a Defesa Civil conta com 202 sirenes em 13 municípios: Petrópolis; Teresópolis; Areal; Bom Jardim; Nova Friburgo; Barra Mansa; Barra do Piraí; Queimados; Cachoeira de Macacu; São Gonçalo; Caxias; São João de Meriti; e Magé. No total, o investimento nos equipamentos é de R$ 5 milhões. Até o momento, 25 sirenes foram acionadas, em Petrópolis.
Ocorrências e acumulado
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a sete ocorrências desde a noite de quinta-feira, sendo a maioria cortes de árvores, sem vítimas. Segundo o monitoramento da Defesa Civil, os municípios em estágio de alerta moderado para deslizamento são Angra dos Reis, Areal e Petrópolis. Já para inundações e alagamentos, são Angra dos Reis, Belford Roxo e Cachoeiras de Macacu.
Foto: Ernesto Carriço