Nesta sexta-feira (17), às equipes do Ambulatório, CAPS AD, CAPSi e CAPS II celebraram a data de 18 de Maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial – com um evento importante que promoveu a conscientização sobre a Saúde Mental em Itaperuna. A caminhada saiu às 8h, em frente ao P.U., na Avenida Cardoso Moreira, Centro da cidade, e teve como destino à Concha Acústica. A Caminhada da Luta Antimanicomial em Itaperuna, teve o apoio da Prefeitura Municipal de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde do Município. Presentes ao evento, o prefeito Alfredao, o vereador Adenilson Zacarias, colaboradores e toda a coordenação e equipe dos dispositivos envolvidos.
O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
É fundamental a causa, que defende o respeito, a inclusão e a valorização das pessoas que enfrentam desafios relacionados à Saúde Mental.