Após 4 de maio não será possível solicitar alistamento, transferência, atualização de dados nem regularizar a situação do título cancelado
Na próxima quarta-feira, 4 de maio, termina o prazo para revisar os dados do título eleitoral, regularizar a situação do título cancelado e solicitar transferência ou mesmo a primeira via do documento a tempo de votar nas Eleições 2022. O procedimento pode ser solicitado pela internet, no sistema Título Net, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Pela Lei das Eleições, o cadastro eleitoral deve ser fechado 151 dias antes de cada pleito.
Esses serviços devem ser solicitados o quanto antes para evitar a sobrecarga do sistema Título Net, que é gerenciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e atende a eleitoras e eleitores de todo o país. Pelo número (21) 3436-9000, da Central de Atendimento Telefônico (CAT), é possível tirar dúvidas e obter ajuda. A CAT funciona de segunda a sexta, das 11h às 19h.
Neste ano, estão em disputa os cargos dos próximos deputados estaduais, deputados federais, governadores, um senador e presidente da República. A votação do primeiro turno irá ocorrer no dia 2 de outubro e a do segundo turno, se houver, em 30 de outubro.
A coleta biométrica permanece suspensa, como medida de prevenção ao contágio pelo Covid-19. Assim, quem ainda não tirou a fotografia, nem coletou as digitais vai votar normalmente. Além disso, a cobrança de multa por ausência às urnas em 2020 também está provisoriamente suspensa. Contudo, débitos referentes a pleitos anteriores devem ser regularizados.