O maior reajuste foi de 14,28%, para os usuários da Rio+Saneamento, que atende os Municípios de Natividade e São José de Ubá, no Noroeste Fluminense. As novas tarifas estão valendo desde o dia 1º de dezembro
O aumento das tarifas de água e esgoto na cidade do Rio e em vários municípios da Baixada e do interior fluminense foi oficializado nesta sexta-feira (13) com a publicação no Diário Oficial do Poder Executivo das deliberações da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro, a Agenersa, autorizando os reajustes. As novas tarifas estão valendo desde o dia 1º de dezembro. O maior reajuste foi de 14,28%, para os usuários da Rio+Saneamento, que atende os Municípios de Natividade e Miracema, no Noroeste Fluminense.
Os percentuais determinados não foram iguais para as quatro concessionárias que tiveram reajuste tarifário autorizado. O menor índice foi de 9,83%, para os consumidores da Águas do Rio I, e o maior, de 14,28%, para os usuários da Rio+Saneamento. Para os locais abastecidos pela Iguá o aumento será de 11,49% e para os atendidos pela Águas do Rio IV, 12,77%.
A Rio+Saneamento faz distribuição de água para 24 bairros da Zona Oeste da Capital: Bangu, Barra de Guaratiba, Campo dos Afonsos, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Gericinó, Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Jabour, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba, Vila Kennedy e Vila Militar. A empresa também atende municípios da Baixada e do interior: Bom Jardim, Carapebus, Carmo , Itaguaí, Natividade, Macuco, Paracambi , Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Rio das Ostras., São Fidélis, São José de Ubá, Seropédica, Sumidouro, Trajano de Moraes e Vassouras.
A Águas do Rio 1 atende os bairros da Zona Sul da Capital e 19 municípios: Aperibé, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Cantagalo, Casimiro de Abreu, Cordeiro, Duas Barras, Itaboraí, Itaocara, Magé, Maricá, Miracema, Rio Bonito, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Sebastião do Alto, Saquarema e Tanguá, atendendo a uma população de aproximadamente 2,8 milhões de pessoas.