Programação começa na quinta-feira, com entrada gratuita. Iniciativa é uma parceria entre Enel Rio, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Quitanda Soluções Criativas, e já funciona em outros cinco municípios
Federico Fellini, Ettore Scola e outros gênios do cinema italiano serão os mestres de cerimônia para a reinauguração do Cine+ Itaocara, a partir desta quinta-feira (28), às 18h, na sala multiuso da Quadra Poliesportiva Pedro de Souza Coelho. A programação tem entrada franca. A comédia dramática “Abismo de um sonho”, de Fellini, abre o Festival de Cinema Italiano; no dia seguinte (29), chega “A dupla explosiva”, estrelado por Bud Spencer e Terence Hill; a atração do dia 30 será o lírico “A viagem do Capitão Tornado”, de Ettore Scola; e no dia 1.º de novembro, um clássico de Vittorio de Sica encerra o festival: “O ouro de Nápoles”, com Sophia Loren.
Na semana seguinte, entre os dias 5 a 8 de dezembro, a sala abriga a mostra Filmes Inéditos, com “Toquinho: encontros e um violão”, “Nascida para você”, “Parece bastante Paris” e “Eu, capitão”. Antes de abrir o espaço para as duas mostras, o Cine+ exibirá os minidocumentários “Tragédias elétricas”, no dia 28, às 14h.
Mais do que cinema
O programa CINE+: Cultura, Educação e Sustentabilidade está presente em municípios com até 250 mil habitantes e, além de democratizar a cultura, fomenta a formação de plateia. As salas são multiuso e modernas, o que possibilita a realização de diversas atividades artísticas.
Além de Itaocara, as salas da rede estão em cinco municípios da área de concessão da Enel Rio: Areal, Maricá, Casimiro de Abreu, Guapimirim e Paraty. Com pouco mais de dois anos de funcionamento, o CINE+ já impactou a vida de mais de 200 mil pessoas com sessões para alunos de escolas municipais, moradores locais e capacitações profissionais.
O CINE+ é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio institucional das prefeituras das cidades contempladas.
Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
SERVIÇO
Reinauguração da sala CINE+ Itaocara
Rua Coronel Roque Teixeira Alves, 83 – Quadra Poliesportiva Pedro de Souza Coelho – Caxias
Capacidade: 87 lugares
Entrada franca sujeita à lotação
28 de novembro, quinta-feira
14h – Documentário “Tragédias Elétricas”
18h – Festival de Cinema Italiano / Retrospectivas Filmes Clássicos – “Abismo de um sonho”
Programação Rede Cine+ Itaocara
29/11 – 18h – Festival de Cinema Italiano / Retrospectivas Filmes Clássicos – “A dupla explosiva”
30/11 – 18h – Festival de Cinema Italiano / Retrospectivas Filmes Clássicos – “A viagem do Capitão Tornado”
01/12 – 19h – Festival de Cinema Italiano / Retrospectivas Filmes Clássicos – “O ouro de Nápoles”
05/12 – 18h – Filmes Inéditos – “Toquinho: encontros e um violão”
06/12 – 18h – Filmes Inéditos – “Nascida para você”
07/12 – 18h – Filmes Inéditos – “Parece bastante Paris”
08/12 – 18h – Filmes Inéditos – “Eu, capitão”