Na segunda-feira (19) a equipe da Saúde realizou uma ação de prevenção contra as arboviroses, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. As arboviroses, incluindo dengue, chikungunya e outras, têm registrado um aumento preocupante de casos no Brasil
A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde por intermédio da equipe de Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), realiza uma série de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Só no estado do Rio de Janeiro, o boletim semanal Panorama da Dengue, divulgado na última sexta-feira, 16, pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), mostrou que o Estado está com um número de casos prováveis de dengue seis vezes acima do limite máximo esperado para esta época do ano, de acordo com a série histórica dos últimos dez anos.
Preocupados com esse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna aproveitou a presença dos usuários do SUS, que aguardavam o momento de suas consultas; e promoveu ações de educação em saúde sobre os vários aspectos de prevenção às arboviroses.
Na oportunidade, agentes da educação em saúde da CVAS proferiram mensagens educativas, sobre o mosquito Aedes aegypti, como também panfletagem com orientações e informações para eliminar os possíveis focos de água parada em suas residências, que podem servir de criadouros para a postura de ovos das fêmeas do mosquito.
‘NÃO DAREMOS TRÉGUA PARA O MOSQUITO’
De acordo com o coordenador da CVAS José Mauricio Jorge, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão) e o secretário municipal de Saúde Marcelo Poeys já orientaram as equipes de agentes, que atuam nos bairros e distritos, que não haverá trégua contra o mosquito.
“Atuaremos com força total! As inspeções nas residências, deverão ter atenção redobrada, principalmente na eliminação dos objetos inservíveis, para que não haja surgimentos de focos do mosquito Aedes aegypti. As ações de prevenção serão prioridades, no entanto, é muito importante que os moradores continuem vigilantes em seus quintais”, orienta José Mauricio.
10 MINUTOS CONTRA A DENGUE
Você sabia que com apenas 10 minutos por semana você pode afastar o perigo da dengue, chikungunya e zika? O mosquito vive dentro de nossas casas. Para garantir a saúde da sua família e da comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar os ovos. Esta rotina tem que ser semanal, pois este é o período que o Aedes aegypti precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.
O ciclo de vida do mosquito, do ovo até a fase adulta; leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, podemos interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.
Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!
Com informações: DECOM/Itaperuna/RJ