Na quinta-feira (8), às 23h59m, encerram-se as inscrições para o XXXVII Concurso Público para ingresso na classe inicial da carreira do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Atualmente, há 60 vagas a serem preenchidas na carreira, sendo que 15 delas de provimento imediato, para o cargo de promotor de Justiça substituto. O concurso, nesta fase inicial, é executado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (VUNESP).
A prova preambular, composta por questões objetivas de múltipla escolha, está marcada para o dia 10 de março (domingo) e os candidatos terão cinco horas para responder as 100 questões.
Há outras quatro etapas de avaliação, após a prova preambular: provas escritas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório; provas orais, de caráter eliminatório e classificatório; prova de títulos, de caráter classificatório; e prova escrita de Língua Portuguesa, de caráter classificatório. Serão avaliados os conhecimentos dos candidatos nas seguintes disciplinas jurídicas: Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Eleitoral, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Financeiro e Tributário, Tutela Coletiva, Direito da Infância e Juventude e Princípios Institucionais do Ministério Público.
A remuneração inicial é de R$33.924,92. Entre os requisitos, o candidato deve ter bacharelado em Direito e, pelo menos, três anos de prática jurídica comprovada. O concurso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Por MPRJ