A partir de agora, as imagens das câmeras de Areal, Armação dos Búzios e Bom Jesus do Itabapoana podem ser acessadas em tempo real pelos operadores do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC)
Criado para ampliar a capacidade de monitoramento em locais públicos, por meio da captação de imagens e sinais de alerta, o Programa 190 Integrado da Secretaria de Estado de Polícia Militar começa a se expandir para o interior do estado. Na segunda-feira (5), a SEPM assinou termo de cooperação técnica com três prefeituras: Areal, na Região Serrana; Armação de Búzios, na Região dos Lagos; e Bom Jesus de Itabapoana, no Noroeste Fluminense.
A partir de agora, as imagens das câmeras dessas três prefeituras podem ser acessadas em tempo real pelos operadores da central de monitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na capital do estado, funcionando de forma coordenada com o Serviço de Atendimento Emergencial 190 da Polícia Militar.
– Essa ferramenta tecnológica permite que nossa central de monitoramento possa observar uma ocorrência em tempo real todo território estadual, acionar viaturas para o local, orientar o policiamento e alertar sobre uma eventual adoção de recursos extras dependendo da gravidade do caso – explica o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Pires.
Na cerimônia de assinatura do termo de cooperação, estiveram presentes o prefeito de Areal, Gutinho Bernardes; o secretário de Segurança e Ordem Pública de Armação de Búzios, Sérgio Ferreira dos Santos; e o secretário de Segurança e Defesa Civil de Bom Jesus de Itabapoana, Fábio de Mello Lins da Silva.
Além da adesão dos municípios de Areal, Búzios e Bom Jesus, a SEPM já firmou termo de cooperação com a Prefeitura do Rio de Janeiro, que mantém câmeras instaladas nas principais vias urbanas e espaços públicos da capital do estado. Há no momento termos de cooperação técnica em análise com outros 12 municípios fluminenses.
Lançado em julho do ano passado com aviso de edital público, o Programa 190 Integrado é aberto a instituições públicas e privadas, através de um contrato formal de adesão. Informações com as regras de adesão ao programa estão disponibilizadas no site da SEPM (sepm.rj.gov.br). Atualmente, 243 mil dispositivos (câmeras e sinais de sensores) estão conectados ao 190 Integrado.
Foto: Divulgação Gov RJ