Ações de combate ao Aedes aegypti aconteceu no Bairro Niterói
Em Itaperuna, a Secretaria Municipal de Saúde, através de ações da equipe de Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), trabalha diariamente no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nesta semana, os profissionais realizaram importante trabalho no Bairro Niterói. As equipes realizaram vistorias em residências e quintais, com intuito de promover a eliminação de focos e possíveis locais que possam servir de depósitos de água parada.
Há várias ações que a população pode realizar para ajudar no combate ao Aedes aegypti, como remover recipientes que acumulem água parada em pneus, garrafas, vasos de plantas, recipientes plásticos, entre outros. O mosquito deposita seus ovos em água parada, então é essencial eliminar esses locais.
Manter quintais e jardins limpos, evitando acúmulo de entulhos e garantindo o escoamento adequado da água da chuva. Além disso, proteger caixas d’água e piscinas, mantendo esses locais de armazenamento de água devidamente tampados para evitar a entrada do mosquito.
Vale ainda utilizar repelentes e telas em portas e janelas para impedir a entrada do mosquito em ambientes internos. Bem como trocar a água de vasos de plantas regularmente e escovar as paredes dos recipientes onde a água é armazenada para eliminar os ovos do mosquito.
Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.
O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à CVAS.
Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!
Com informações: DECOM/Itaperuna/RJ