Trabalhadores residentes nos municípios podem enviar a documentação para liberação dos valores pelo aplicativo FGTS
Os trabalhadores residentes nos municípios de Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna, no Estado do Rio de Janeiro, podem solicitar, a partir desta sexta-feira (11), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação, decorrente das fortes chuvas nas cidades, pode ser solicitada à CAIXA por meio do Aplicativo FGTS. Os moradores das áreas de saque de Bom Jesus do Itabapoana e de Itaperuna podem solicitar o saque nos dias 3 de maio e 11 de maio, respectivamente.
É necessário possuir positivo na conta do saldo do FGTS e não ter realizado pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.
A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, celular, sem a necessidade de apresentação de uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
Até o momento, 6 municípios do Rio de Janeiro foram habilitados com o Saque FGTS por motivo de calamidade. Confira abaixo a lista completa:
– Rio de Janeiro: Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Natividade, Petrópolis e Porciúncula.
Saque 100% digital – App FGTS
O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.
Como solicitar ou saque FGTS
Seguem orientações para o trabalhador que tem direito ao saque por calamidade:
– Realizar o download do aplicativo FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque pública” – acessar a cidade;
– Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, lançado até 120 dias antes da de calamidade;
– Selecione a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e envie a solicitação;
O prazo para saque e crédito em conta, caso aprovado o análise, é de cinco dias úteis.
Informações sobre a documentação
– Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;
– Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, ou outro documento recebido via correio, enviado até 120 dias antes da decretação de calamidade.
– Certidão ou Escritura Pública de Estável, caso o comprovante de residência é em nome de casamento ou companheiro(a).
Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.