A Prefeitura de Itaperuna através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Coordenação Municipal de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) vem trabalhando diariamente no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue chikungunya e zika. Além das ações rotineiras, os agentes da CVAS mapearam locais estratégicos, dentre eles, oficinas mecânicas, ferros-velhos, cemitérios etc, objetivando ampliar o número de ações e consequentemente, diminuir possíveis criadouros do mosquito.
Segundo Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, esses locais possuem muitos objetos que precisam ser guardados de forma correta ou até mesmo, serem eliminados.
– Nós mapeamos alguns pontos estratégicos, visando eliminar possíveis criadouros do mosquito. São locais que possuem muitos objetos que precisam ser guardados de forma adequada, para não acumular água, como pneus, por exemplo; bem como há muitos objetivos que precisam ser descartados. Nossos agentes estão orientando os responsáveis, de forma que possamos contar com a colaboração de todos. Precisamos avançar nessa guerra contra o mosquito – complementa o coordenador.
A população também pode e deve fazer a sua parte, agindo da seguinte forma: tampe as caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha lixeiras tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
Além disso, outras ações podem ser realizadas, como por exemplo: retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa. Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem; limpe ralos e canaletas externas; atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água; deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água; verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.
Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à CVAS (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS).
O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à Coordenação Municipal de Vigilância Ambiental em Saúde.
Com informações: DECOM/Itaperuna/RJ