Prefeitura de Itaperuna informou que com o novo contrato, alem da economia anual de quase 5 milhões de reais em relação aos valores orçados na licitação, haverá o aumento de 42 colaboradores no serviço de varrição e coleta de resíduos, além de 9 caminhões compactadores novos, 2 retroescavadeiras e 6 caminhões basculantes para execução do contrato
Nos últimos cinco anos, a cidade de Itaperuna teve o serviço de coleta de lixo, transporte de resíduos e varrição sendo prestado por uma empresa sob o regime de contratação emergencial, o que significa que não foi realizado o processo licitatório. Em geral, tal contratação se dá por curtos períodos visando a prestação de serviços em caráter emergencial, com a finalidade de não deixar a população sem atendimento, até a conclusão da indispensável licitação. Contudo, Itaperuna viu algo excepcional se tornar rotina, quando na gestão anterior, a empresa JLM foi contratada e mantida sob o regime de contratação emergencial entre 2017 e 2020.
Essa contratação foi objeto de inquéritos junto ao MP e ação civil pública, para apuração de denúncias de irregularidades no certame vinculadas ao ex-prefeito Dr. Marcos Vinicius (agora filiado ao PDT), levando até ao afastamento do antigo gestor diante das tentativas de obstruir as investigações.
JLM foi contratada e mantida sob o regime de contratação emergencial entre 2017 e 2020 pelo ex-prefeito Dr. Vinícius, agora filiado ao PDT
Desde o início de seu primeiro ano de gestão, o atual prefeito, Alfredão, determinou a realização do processo licitatório que se arrastava desde 2019 sem qualquer efetivo andamento, com a finalidade de promover legalmente a contratação de empresa qualificada sob a melhor oferta de preço possível.
O processo de licitação foi amplamente disputado, comparecendo 11 empresas para disputa, após uma série de reviravoltas, na última segunda (10), o certame foi homologado e declarou a empresa Plural Services como a nova prestadora dos serviços ao público orçado inicialmente em R$ 12.983.608,40, sendo a proposta vencedora no valor de R$ 8.302.462,92, gerando uma economia de R$4.681.145,48 aos cofres municipais.
A Prefeitura informa ainda que, com o novo contrato, alem da economia anual de mais de 4 milhões de reais em relação aos valores orçados na licitação, haverá o aumento de 42 colaboradores no serviço de varrição e coleta de resíduos, além de 9 caminhões compactadores novos, 2 retroescavadeiras e 6 caminhões basculantes para execução do contrato.
O processo de coleta de lixo passará por ajustes nos próximos dias com alteração de dias e horários, sendo comunicadas à população até o final da semana.