A Secretaria estadual de Saúde (SES) já admite que existe a circulação da variante Delta no estado do Rio de Janeiro, antes apenas confirmada pela prefeitura do Rio na capital. Segundo o governo do Estado, no último sábado, foram notificados mais 63 casos da variante, do total de 380 amostras processadas. Até o momento, são 74 casos em 12 cidades fluminenses.
Os novos municípios com identificação de casos da cepa, encontrada originalmente na Índia, são: Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Maricá, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados. Em Seropédica, São João de Meriti e Rio de Janeiro, já haviam sido identificados casos anteriormente.
Das amostras analisadas pelo governo do estado, 16,6% já são da variante Delta. Os resultados são fruto do projeto Corona-Ômica-RJ.
“As secretarias municipais já foram notificadas e farão a investigação epidemiológica, com apoio da SES . Independentemente da cepa do vírus ou linhagem, as medidas de prevenção e métodos de diagnóstico e tratamento da Covid-19 seguem os mesmos. Sendo assim, não há alteração nas medidas sanitárias já adotadas, como uso de máscaras e álcool em gel, lavagem das mãos e distanciamento social. Além disso, é importante que os municípios continuem avançando no processo de vacinação contra a Covid-19 e que a população retorne para receber a segunda dose. Estudos mostram que todas as vacinas disponíveis no Brasil são eficazes contra as variantes identificadas até o momento” diz o trecho do comunicado da SES.
A cidade do Rio confirmou mais 16 casos da variante Delta. Ao todo já são 23 identificados na capital com a nova cepa. As novas amostras foram identificadas pelo laboratório da UFRJ e da DASA.
Segundo a prefeitura do Rio, a Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde recebeu os resultados dos exames laboratoriais neste sábado e “agora, em posse dos novos resultados, a vigilância genômica realizará a investigação epidemiológica de cada caso”.
Mais vacinas – No sábado, a SES distribui 292 mil doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 a todos os 92 municípios do estado.