A secretária Municipal de Educação de Itaperuna, Tereza Cristina do Carmo, participou de mesa redonda durante a palestra online “Práticas Inclusivas no contexto das escolas municipais de Itaperuna”, ministrada por Renata de Oliveira Zanon Vieira, pedagoga, professora de cursos de Mediação Escolar e coordenadora de Educação Especial e Inclusiva de Itaperuna.
O evento online, ocorrido na plataforma Meet na última sexta-feira, 23, foi um convite dos educadores Camila Mascarenhas, coordenadora Pedagógica; e do diretor Aristhotelis Tiradentes (Tothy), do CEEFMTI – Monsenhor Miguel de Sanctis, da cidade de Guaçuí, ES.
Print da tela de computador ao final da palestra online
Participaram da mesa redonda Tereza Cristina do Carmo, secretária Municipal de Educação de Itaperuna; Erica Anselmé de Oliveira, diretora do Núcleo de Ensino Educação Especial; Fátima Cristina Mendes Barbosa de Assis, diretora do Núcleo de Ensino Fundamental I; Nildelia Cordeiro Dias, professora da Sala de Recursos para Alunos com Deficiência Auditiva; Carlos Augusto de Novaes, professor mediador; e Liliane da Conceição Santos, mãe de aluno.
A secretária Tereza Cristina agradeceu pelo convite e falou que o CREI (Centro de Referência em Educação Inclusiva), que tem como meta abranger a diversidade apresentada nas escolas da rede municipal, é a “menina dos olhos da nossa Secretaria. Toda a nossa equipe abraçou essa causa e acredito que este momento é de suma importância para aprendermos e trocar experiências”, complementa a secretária.
Secretária Municipal de Educação de Itaperuna, Tereza Cristina do Carmo
CREI (Centro de Referência em Educação Inclusiva)
O CREI foi idealizado pela secretária de Educação Tereza Cristina do Carmo e pela diretora do Núcleo de Educação Especial Renata de Oliveira Zanon Vieira, e considera que todos os alunos em algum momento da vida escolar podem apresentar necessidades educacionais especiais, dessa forma as diferenças não mais serão vistas como problemas, mas como diversidade.
O Centro oferece serviço de apoio ao ensino inclusivo, com equipe técnica multiprofissional itinerante nas escolas na rede municipal.
O atendimento da equipe multiprofissional visa à melhoria da qualidade da Educação, atendendo às necessidades educacionais especiais dos alunos, valorizando suas potencialidades, linguagem, contemplando suas habilidades, dificuldades e diferenças, oferecendo instrumentos que ampliam as possibilidades de aprender, comunicar, interagir e socializar, respeitando o potencial de cada um.
DECOM – Itaperuna/RJ