Itaperuna marca presença durante o 5º Curso de Equoterapia na Escola de Equitação do Exército
O município de Itaperuna, através da Marcela Borges Ferreira Lima, coordenadora do ‘Programa Equoterapia Pedra Preta’ marcou presença durante o 5º Curso de Equoterapia na Escola de Equitação do Exército, oferecido pela Ande-Brasil (Associação Nacional de Equoterapia), entidade civil sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial e terapêutico.
Entre os objetivos do curso, difundir as técnicas específicas das áreas de saúde, educação e equitação utilizadas na Equoterapia; compreender o desempenho das atividades de Equoterapia, utilizando o cavalo como instrumento cinesioterapêutico; fornecer subsídios essenciais à criação e funcionamento de um Centro de Equoterapia; e destacar a importância do profissional de equitação, como membro da equipe interdisciplinar de um Centro de Equoterapia.
Além disso, o 5º Curso de Equoterapia na Escola de Equitação do Exército pretendeu conscientizar sobre os riscos da improvisação nas técnicas equoterápicas, além de estabelecer a importância da ANDE-BRASlL, como órgão normativo e técnico da Equoterapia no Brasil.
O curso foi realizado entre os dias 06 a 10 de novembro, na Escola de Equitação do Exército, situada na Vila Militar no Rio de Janeiro.
PROGRAMA EQUOTERAPIA PEDRA PRETA
O ‘Programa Equoterapia Pedra Preta’ desenvolve atividades envolvendo terapia, fonoaudiologia e psicologia, utilizando o cavalo, que promove um movimento tridimensional continuando com a linguagem expressiva e oral, motricidade orofacial, equilíbrio corporal e vestibular, marcha, dentre outros benefícios.
A equipe do “Programa Equoterapia Pedra Preta” pode ser contatada pelo WhatsApp (22) 99203-5405, para atendimento e outras informações. O Programa é realizado no Sítio Experimental Vicente Sinval (Mata do Vicente), localizado a 1 km, após o CIEP do São Matheus.
Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!
Com informações: DECOM/Itaperuna/RJ